Olá quÉrido leitor!
Hoje vou compartilhar com vocês um pouco da minha experiência de trabalhar em um LUXUOSO e totalmente SEGREGUISTA cruzeiro marítimo.
Você já se imaginou no Big Brother?! Sendo vijiado 24 horas por dia, sendo acordado em horários alternados e tendo que realizar taréfas periódicas para não ser penalizado?!
É basicamente isso... só que no cruseiro você não pode entrar na piscina e nem beber!
Vou explicar desde o início.
Em um cruzeiro marítimo existem 2 tipos de tripulação: O crew e o staff.
O crew não pode frequentar áreas públicas do navio a não ser quando estiver se movimentando para o trabalho e de uniforme! Ficamos o tempo todo nas escadas e partes escondidas do navio. Não podemos nos relacionar com passageiros sob pena de demissão. O crew trabalha sobre regime de comissão e pode ganhar gorjetas. Eu particularmente trabalhei no bar. Existe um sistema de revesamento nesse caso e a cada 15 dias os funcionários mudam de bar.
Quando fui para o bar do Casino cheguei a ganhar 70 dólares de gorjeta por dia (só de gorjeta!), o salário é bem variável, cerca de U$1700,00.
O Staff é aquele funcionário mais social. O instrutor da academia, o animador, os cantores, etc. Eles podem circular livremente entre os passageiros, desde que com crachá, e muitas vezes são obrigados a frequentar as festas e animar os passageiros. Teoricamente não podem se envolver intimamente com passageiros, mas já soube de muita dançarina que fazia programa...
O salário é fixo e em reais, cerca de R$3.000,00.
Dentro do navio temos treinamentos semanais de incêndio e evacuação, inspeções de cabine (que no caso do crew é do tamanho de um quarto de empregada e dividida por 4), teste de alcoól e drogas periódicos. Não existe essa de trabalhar 8 horas por dia. Você trabalha cerca de 11 à 13 horas mas não necessáriamente de maneira contínua, e seu horário de almoço e janta não contam!
Teve uma época que eu começava a trabalhar ao meio-dia e só parava às 5 da manhã. Isso porque eles dão intervalos de 30 minutos pra te segurrarem até mais tarde. Ah... não existe folga. São meses trabalhando de segunda a segunda. O que eles chamam de folga é o Day off, onde você só trabalha o período noturno e menos tempo... cerca de 8 horas.
Mas nem tudo são trevas!!!
Apesar de dormir um andar abaixo do lixo... Conheci muitas pessoas e muitos lugares diferentes!
A´té hoje me lembro da deliciosa cerveja Patricia do Uruguai e das carnes argentinas... *-*
O grande lance de se estar preso numa situação assim é que qualquer fagulha de liberdade ganha uma grande intensidade! Quando saíamos aproveitávamos cada segundo... e parecia que tudo de ruim ficava no gigante de ferro dos mares.
Inclusive fiz uma tatuagem em Buenos Aires... rsrs.
Quando me sentia muito triste colocava meu fone e ia fumar um cigarro no lugar da foto abaixo. Que era um espaço de mais ou menos 3 x 1,5 metros onde podíamos ver a luz do dia e o mar.
O único lugar foras das escadas e corredores internos que os crew podiam ir livremente. em horário de folga é claro.
Pra quem quer trabalhar em cruseiros pode procurar a Infinity Brazil. É uma empresa especializada em recrutamento de tripulação.
Joga no Google!!!
Eespero que tenham gostado... aguardo os comentários e sugestões.
E no próximo post vamos falar de música! E de boa música... CARTOLA.
XOXO

Nenhum comentário:
Postar um comentário